Comparando o Meta AI com o ChatGPT, DALL-E e o Google Gemini

 

Na semana passada, o Meta lançou sua mais recente atualização para o Meta AI, fortalecendo ainda mais a integração do chatbot nos aplicativos da empresa e introduzindo novas capacidades, como a geração de GIFs. Junto com o Meta AI, estreou o Llama 3, o mais recente modelo de linguagem de grande porte da empresa, além de um novo site, Meta.ai, para acessar o chatbot fora dos aplicativos de mídia social do Meta.

 

O Llama 3 atualmente conta com até 70 bilhões de parâmetros de treinamento, com uma versão baseada em 400 bilhões de parâmetros a caminho, tornando-se, sem dúvida, uma ferramenta poderosa. Mas para o usuário comum, o que ele pode fazer que outras ferramentas como o ChatGPT, DALL-E e o Google Gemini não podem? Aqui está onde o Meta AI pode se destacar em relação à concorrência.

 

O Meta AI pode gerar GIFs

 

Enquanto os AIs de geração de imagem mais populares até agora têm sido limitados a imagens estáticas, o Meta AI agora pode animar automaticamente suas imagens para você. Tecnicamente, isso já era possível em serviços como o DALL-E, mas exigia que o usuário iniciasse uma sequência de quadros e depois os juntasse manualmente. Agora, o Meta fará o trabalho intermediário para você, embora depender totalmente do AI não seja perfeito, como observei em meus testes.

 

O processo é bastante simples. Primeiro, peça ao chatbot para gerar sua imagem.


© Provided by Lifehacker

Em seguida, peça para animar a imagem e transformá-la em um GIF. Em meus testes, solicitar diretamente a criação de um GIF desde o início não funcionou.


© Provided by Lifehacker


© Provided by Lifehacker

© Provided by Lifehacker



Enquanto isso, aqui está o mais jovem de 17 anos (meu estímulo só disse "criança"), surpreso com alguns confetes mágicos surgindo do seu bolo de aniversário. (Eu pedi para o AI criar um GIF dele apagando as velas.)

 






O Meta AI pode gerar imagens enquanto você digita

Também exclusivo para o Meta AI é a capacidade de gerar imagens enquanto você digita. Fazer isso é bastante simples, e embora as imagens sofram da mesma lógica onírica que muitas obras de arte de IA, a velocidade com que elas surgem é impressionante.

 

Para gerar imagens enquanto você digita, basta ir para o Meta.ai (a função ainda não parece funcionar nos aplicativos de mídia social da empresa, pelo menos nos meus próprios testes), começar com o comando "imaginar" e começar a descrever sua imagem. O chatbot irá mostrar uma nova resultado para quase cada caractere que você digita, permitindo que você altere o estímulo conforme digita para ajustá-lo ao seu gosto.


Por exemplo, quando pedi ao chatbot para "imaginar um cachorro perseguindo uma bola", ele me mostrou uma raça diferente de cachorro com quase cada novo caractere. Quando disse para ele especificar "imaginar um cachorro perseguindo uma bola pela rua", ele entendeu que eu queria que o cachorro perseguisse a bola pela rua. Quando especifiquei que o próprio cachorro deveria estar sendo perseguido por palhaços, simplesmente adicionando a palavra "e" após "perseguido por palhaços" acrescentou um terceiro palhaço ao quadro.


 

Por si só, é um truque deslumbrante. Estou acostumado com a arte de IA levando alguns segundos para gerar cada quadro individual, e isso em vez disso parece produzir a arte em tempo real. Mas o que o eleva além do território do truque é que ao pressionar "enter" você receberá quatro resultados diferentes e poderá criar um vídeo com todas as outras opções, para que possa revisar seu trabalho e voltar à prancheta se necessário.

 

O Meta AI pode navegar na internet

Nem todo chatbot de IA tem acesso ao vivo à internet, pelo menos para usuários gratuitos. Isso é mais perceptível no ChatGPT, onde os dados da versão gratuita são limitados a informações anteriores a janeiro de 2022. O Meta AI, por outro lado, tem acesso tanto ao Google quanto ao Bing.

 

Isso significa que você pode usar o Meta AI para responder a perguntas que exigem acesso a informações atuais. Você poderia perguntar "me diga o tempo em NYC neste fim de semana" ou "a Casa Branca anunciou algo importante hoje?" Você poderia até mesmo pedir para compilar informações, dando comandos como "Como está a avaliação de Dragon's Dogma 2?" ou "Qual é o melhor filme para ver neste fim de semana?"




Para cada uma dessas respostas, o Meta AI informará qual mecanismo de busca utilizou e quais fontes foram referenciadas.

 

O Meta não está sozinho nessa capacidade, já que o Google Gemini também tem acesso à internet em tempo real. O que diferencia o chatbot do Meta é que ele não está limitado ao Google Search e trata as fontes de forma diferente. Às vezes, as fontes que o Google Gemini referencia "não são necessariamente as que o Gemini usou para gerar sua resposta" - podem apenas ser fontes que o Google acha que você encontraria úteis. O Meta AI, por outro lado, parece sempre mostrar as fontes que utilizou com 100% de certeza, mas apenas aquelas fontes.

 

O Meta AI pode se integrar ao Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp

 

Se isso é algo bom ou ruim depende de quem você pergunta, mas o Meta AI agora está incluído nos aplicativos do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. A integração é diferente dependendo de cada aplicativo - no Messenger e no WhatsApp, o Meta AI aparecerá como um contato. No Instagram, ele aparecerá na barra de pesquisa. E no Facebook, ele aparecerá na barra de pesquisa e no seu feed.

 

Na maior parte, isso significa que a integração é bastante insignificante fora dos dois últimos aplicativos. Para integração na barra de pesquisa, o Meta AI agora sugerirá pesquisas e perguntas conforme você as digita, embora você possa ignorá-las simplesmente não clicando em nenhuma sugestão com o logotipo do Meta AI ao lado (se você clicar nelas, sairá da sua pesquisa e entrará em uma conversa com o chatbot). As pesquisas regulares ainda serão exibidas e terão um ícone de lupa ao lado delas.


 

Para a integração no feed do Facebook, é um pouco mais robusto. Em determinadas postagens, o Meta AI agora aparecerá abaixo da postagem, oferecendo para fornecer mais informações sobre ela ou talvez sugerindo perguntas a fazer sobre ela. Seu feed ocasionalmente também pode ser interrompido com um cartão genérico que o incentiva a usar o Meta AI, que funciona como um anúncio.

 

Então, quando devo usar o Meta AI?

Com sua última atualização, o Meta AI dá alguns passos à frente de sua concorrência mais mainstream, o que significa que agora provavelmente é sua melhor escolha inicial para GIFs gerados por IA. A geração de imagens também é forte e agora possui esse recurso exclusivo de "imaginar", e o Meta AI tem acesso a mais um mecanismo de busca do que o Google Gemini.

 

Ainda assim, você provavelmente vai querer continuar usando o ChatGPT, DALL-E e o Google Gemini ao lado dele, apenas para poder navegar por diferentes resultados, especialmente quando se trata da natureza muitas vezes onírica da arte de IA.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem