Há aproximadamente três anos, os fãs de Star Wars foram surpreendidos pela desenvolvedora Respawn com um jogo o maravilhoso, o Star Wars: Fallen Order. Este que se destacou dos jogos anteriores da franquia, como Star Wars: Force Unleashed, ao trazer mecânicas que realmente nos colocaram no papel de um Jedi. Com cenários amplos, jogabilidade precisa, belíssimos ambientes e uma história envolvente, Fallen Order deu um novo fôlego a uma franquia que não estava indo tão bem nos cinemas.
Agora, em 2023, a Respawn nos traz outra grande surpresa com Star Wars Jedi: Survivor, permitindo que os jogadores retomem o papel de Cal Kestis, o Padawan que sobreviveu à Ordem 66 e serviu à ordem Jedi durante as guerras crônicas.
Star Wars Jedi: Survivor se passa cinco anos após os eventos de Fallen Order, e nele Cal Kestis continua em sua missão de combater os planos imperiais pela galáxia. Enviado a Coruscant sob as ordens de Saw Gerrera, ele busca informações vitais para os rebeldes. No entanto, sua missão é atrapalhada por uma emboscada de inquisidores especializados em caçar Jedi remanescentes. Cal é forçado a fugir em sua nave espacial, a Mantis, que sofre graves danos sendo obrigado a fazer um pouso forçado no planeta Koboh, um ambiente árido e desafiador.
Logo, Cal descobre que Koboh não é um planeta qualquer, mas sim um lugar repleto de perigos em todas as direções. No entanto, Cal sabe que o planeta é o refúgio de Greez, um antigo piloto da Mantis e seu amigo, que é o único realmente capaz de consertar as avarias em sua nave.
Koboh, um planeta mais vivo do que aparenta.
O planeta apresenta uma área gigantesca para explorar, é possível ver beleza mesmo nas áreas mais inóspitas, dando um show a parte na fotografia do game, seus NPCs não são personagens aleatórios e estes cumprem papeis para narrativa de forma a enriquecer a trama, é possível desbravar você desbravar o planeta só para apreciar os detalhes.
Existem outros planetas no game, mesmos sendo belos nenhum deles tem tanta riqueza na história quanto Koboh, explorá-lo não se torna cansativo, o que é muito importante já que você ira retornar algumas vezes a este planeta.
Jogabilidade Incrível, mas…
Star Wars Jedi: Survivor, sem dúvida, é um dos jogos mais belos desta geração. Sua história é cativante e supera as histórias do cinema. A Respawn fez um trabalho primoroso ao evoluir a mecânica vista em Star Wars: Fallen Order. Em Survivor, é possível escolher o estilo de combate, personalizando-o com o clássico sabre de luz de uma única lâmina ou o sabre de lâminas duplas. O jogo também introduz três novos estilos: dois sabres, blaster e o icônico sabre crossguard.
No entanto, nem tudo pode ser resolvido apenas com a “Força”. O jogo em termos de otimização. Em meus testes principais, utilizando a plataforma PC, encontrei uma série de “bugs” de textura, como se a skin não estivesse corretamente conectada aos modelos 3D, resultando em personagens se movendo sem movimentar braços e pernas. Em alguns momentos, as texturas são visivelmente carregadas de forma lenta, resultando em rostos deformados. Esses problemas são mais evidentes quando se utiliza a configuração gráfica no máximo. Também há algumas quedas de quadros por segundo, impedindo que a taxa de 60fps seja constante. Realizei um teste prévio no PS5, onde os problemas de desempenho foram ainda mais acentuados, sendo necessárias algumas correções para proporcionar uma experiência mais agradável.
vale a pena?
Sem dúvidas, Star Wars Jedi: Survivor é o melhor jogo de Star Wars que já joguei. Sua trama possui reviravoltas surpreendentes, incluindo um grande plot twist. É um jogo para aqueles que sentiram falta da franquia e de grandes histórias. Apesar dos problemas de desempenho, os jogadores terão uma ótima experiência, e sinceramente, espero que uma continuação seja lançada em breve.
Postar um comentário