Duas Pérolas do Super Famicom: o jogo
dos Carrangers e o acessório SuFami Turbo
Fala amigos aqui do Blog tudo
bem? Vou me apresentar: Meu nome é Eurípedes, também conhecido como CDX, o
mais novo integrante aqui do Blog Hitcombo.
Bom, na minha estréia aqui
trago uma curiosidade muito legal. Hoje vou falar sobre um jogo lindo e ao
mesmo tempo desconhecido pela maioria de nós brasileiros. Um briga de rua (ou
plataforma, será?) de respeito de Tokusatsu. Ficou curioso? Então acompanha a
matéria aí!
Gekisou Sentai
Carranger: o Tokusatsu
Gekisou Sentai Carranger (Racing Squadron
Carranger) o que, numa tradução livre seria algo como Esquadrão de
Corrida Carranger é um Tokusatsu. É um termo japonês para
filmes de ação ao vivo ou programas de televisão que fazem uso
intenso de efeitos especiais práticos, refere-se principalmente à
mídia de ficção
científica, guerra, fantasia ou terror que apresenta
tal tecnologia.
Gekisou
Sentai Carranger: um Tokusatsu Super Sentai com temática de veículos
Foi a vigésima
produção Super Sentai da Toei, mesma produtora da maioria das séries
japonesas que passaram por aqui como Jaspion, Changeman, Flashman, Kamen Rider,
dentre outros. É o segundo Super Sentai com temática de veículos.
Foi ao ar de 1º de março
de 1996 a 7 de fevereiro de 1997, gerou 48 episódios. Suas
filmagens de ação foram usadas em Power RangersTurbo .
Um jogo baseado na série
foi produzido para o SuFami Turbo , um add-on muito interessante
do Super Famicom. O jogo infelizmente ficou só no
Japão. E é esse jogo que vou apresentar para vocês hoje. Mas antes, preciso
explicar e mostrar o que é e como funciona o SuFami Turbo.
O que é o SuFami Turbo?
O SuFami Turbo, é um
acessório lançado pela Bandai para o sistema Super
Famicom da Nintendo (o Super Nintendo japonês) e foi lançado em
1996.
Este dispositivo foi
projetado para ser colocado em cima do Super Famicom e possui dois
slots para cartuchos. A premissa é que os jogos poderiam ser produzidos com
custo e tempo de desenvolvimento muito menores, não sendo necessário depender
da Nintendo para a produção dos cartuchos. Este dispositivo foi oficialmente
aprovado pela Nintendo sob a condição de que a Bandai cuidasse de
toda a fabricação do hardware.
Os dois slots de cartucho
foram projetados para compartilhar dados entre os jogos. O cartucho colocado no
slot 1 é o jogo que será jogado, enquanto o cartucho no slot 2 fornece dados
adicionais para uso no jogo principal. Dos treze jogos lançados, nove deles
podem ser vinculados, dentro de cada série (franquia) de jogos.
SuFami
Turbo: sua logomarca, o acessório sem e com catuchos
(e o
cartucho do jogo Carranger no centro)
Os jogos vinculáveis são
identificados por um diagrama amarelo mostrando um SuFami Turbo com 1 ou 2
cartuchos no canto inferior esquerdo da caixa do jogo. Se a imagem tiver 1
carrinho conectado ao SuFami Turbo, ele não poderá ser vinculado. Se tiver 2
carrinhos conectados ao SuFami Turbo, ele poderá ser vinculado aos jogos
mencionados na caixa.
O SuFami Turbo foi lançado
como uma unidade autônoma ou com um pacote no jogo.
Jogos do SuFami Turbo
Os jogos foram lançados com
muitos oferecendo a capacidade de link para maior jogabilidade. Cada uma das
caixas dos 13 jogos lançados possui uma pequena imagem no canto inferior
esquerdo indicando se a vinculação é possível. O panfleto incluído
apresenta Tetris 2 + Bombliss, que nunca foi lançado para o
sistema, mas como um jogo de SNES independente.
Essa é mais uma daquelas
pérolas, jogos japoneses que nós só descobrimos que existiam por causa dos
emuladores, assim como os jogos que saíram para o sistema Satellaview, outro
Add-On do Super Famicom. Mas, se eu for falar de todos os acessórios e Add-Ons
do Super Famicom/Super Nintendo dá para escrever mais uns 3 artigos, no mínimo.
Gekisou Sentai Carranger: o jogo,
fatos e minhas impressões
Este jogo é da Bandai,
responsável por criar o SuFami Turbo e assim, baratear os custos de produção e
não depender da Nintendo para produzir, tanto os mini cartuchos, quanto o
próprio ADD ON.
Mas, na verdade, quem
produzia os jogos para a Bandai era a Natsume, empresa responsável por criar a
consagrada série Harvest Moon. Foram eles que produziram os lindos jogos dos
Power Rangers, o incrível Wild Guns e por último mas não menos importante
Gundam Wing Endless Duel, feito com o mesmo motor gráfico do Mighty Morphin
Power Rangers: The Fighting Edition (SNES), jogo aclamado por trazer os mechas
(robôs gigantes de batalha) pra brigar uns contra os outros e também contra os
monstros. Era a Natsume a produtora por trás destes lindos jogos e provavelmente
por trás deste aqui também. Mas a safadinha da Bandai é que levava todos os
créditos hahaha.
Imagens
do jogo dos Carrangers: o menu em japonês e uma tela do gameplay
A minha opinião sobre o jogo
é: O Menu é simples, bem
intuitivo, mesmo para quem não sabe uma palavra em japonês, (acredite, já me
perdi em menus de jogos em japonês, é horrível kkk) O jogo é lindo e a
jogabilidade é simples e fluída.
Eu gostei bastante dos
gráficos e das músicas, impecáveis, nível Bandai/Natsume. Um fato curioso para
quem gosta da franquia Megaman é que no início da primeira vemos um cenário que
mais parece uma parte estendida da fase do Turboman, um dos chefes do Megaman
7. Se alguém fizesse uma hack e colocasse o Megaman no lugar de um dos rangers
ficaria muito legal. A única coisa que eu não achei tão legal é que o mesmo
botão que você dá os golpes comuns como socos e espadadas (dependendo do
Ranger) também aciona os golpes especiais, e você não pode armazenar os golpes
especiais, eles são usados na hora em que você encontra o Power Up. Eu gostaria
de poder guardar e usar na hora de enfrentar os chefes das fases. Mas tirando
isso, para mim o jogo é nota 10 nos gráficos, músicas, efeitos sonoros e
jogabilidade. Também gostei muito dos sprites de cada Ranger. É um ótimo jogo
para jogar com os filhos ou mostrar para um amigo. Rápido de virar.
Outro fato interessante é
que a cena de transição entre as fases é muito caprichada. Como o jogo é de
1996, ou seja, no final da vida do Sistema, dá para entender o porquê de tanta
beleza, pois as produtoras já dominavam a programação para os jogos do console,
fora que, nesse meio tempo a tecnologia evoluiu e novos recursos começaram a
ser usados, como chips especiais por exemplo. Curiosamente eu consegui rodar
esse jogo nos emuladores BSNES, SNES 9x última versão e no emulador SNESTicle
do PS2. No SNESTicle o segredo é colocar o arquivo zipado na pasta roms, só
assim a rom abrirá. Acredito que nesses Everdrives mais elaborados também vai
rodar e qualquer sistema que emular o sistema SuFami Turbo.
E aí, gostou de conhecer
mais este jogo? Espero que tenha gostado das curiosidades. Obrigado pela sua
companhia, um abraço do CDX e valeu, até a próxima !!!
Fonte de pesquisa: Wikipédia
Postar um comentário